Governo espera licenças para iniciar obras que vão por fim em deslizamentos no Portão do Inferno

Politica

O governador Mauro Mendes (União) assinou a ordem de serviço com Lotufo Engenharia e Construções LTDA, empresa que fará o recorte dos paredões e o novo traçado da MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). O projeto busca por fim nos deslizamentos de terra no local.


Contudo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisam aprovar o projeto, já que as rochas fazem parte de um parque federal.


Durante entrevista coletiva no Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado, nesta quinta-feira (28), o chefe do Executivo disse que a bancada federal de Mato Grosso e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, devem articular uma reunião com os órgãos ambientais para “pressionar” a concessão das licenças.

“Vamos pedir a bancada federal, junto ao secretário Fábio Garcia, para marcar uma audiência com ICMBIO e Ibama, solicitando que eles atendam aesse pedido de emergência. Caso eles não concedam, eles vão ter que responder a sociedade sobre os danos que isso está causando. É inimaginável que eles vão agir dessa forma”, disse.


A obra é orçada em R$ 29 milhões e deve ser concluída em 3 meses. De acordo com corpo técnico responsável pela intervenção, entre as 10 soluções estudadas, essa seria a solução mais barata, rápida e eficiente a ser executada no local.
Após o recorte das rochas que hoje ameaçam despencar no trecho, a rodovia vai ganhar um novo traçado, há 10 metros de distância do penhasco do Portão do Inferno. Atualmente o viaduto está localizado a beira do abismo e já apresenta riscos aos usuários diante dos deslocamentos das rochas.


“Foi a solução que apresentou a melhor performance. Nós já fizemos uma licitação emergencial, contratamos a empresa, demos a ordem de serviço e 5 dias após o ICMBIO e o Ibama, as obras devem iniciar”, acrescentou Mendes.


Pare e Siga
As obras serão realizadas das 7h30 até 16h30. Com isso, a rodovia continuará sendo operada no esquema de “Pare e siga”. Já aos sábados e domingos, o trecho ficará totalmente liberado. Mendes ainda pontuou que, após o avanço das obras, a via poderá ser totalmente liberada.