Exposição “Hora da Ponta” pode ser conferida no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

Artes Geral Noticias

Fonte: Secom

A Secretaria de Turismo de Cuiabá apresenta a exposição do artista plástico Hermínio Luís Nhantumbo, o “Nhantumbo Space”,  natural de Moçambique, no museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizado na rua Nossa Senhora de Santana, 1105, Centro Sul.  A exposição “Hora da Ponta” ocorrerá entre os dias 3 de março a 23 de abril, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

O artista descreve que a exposição “Hora da Ponta”,representa a “correria no dia-dia do nosso “Pandar”. Pandar é um calão usado por jovens em Moçambique para retratar o esforço de quem vai na busca de trabalho para sustentar a sua família.

Pondera que “essa realidade não foge dos brasileiros, que andam com currículo na mão. Vestidos de verde e amarelo, debaixo de sol escaldante que ilumina o interior do corpo, deslumbra a melanina da nossa ancestralidade que vem da África. Hora da Ponta é mistura de madeira e cores das “Capulanas”, tecidos que representam o brilho da minha cidade natal, Maputo”, conta. 

Dado histórico  

O Morro da Caixa D’Água durante 142 anos foi o único reservatório de água de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água.