Brasil participa de reunião econômica do G20 na Índia

Economia Politica

Economia

Fonte: Rádio Nacional – Brasília

Foto: © Shutterstock/web

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participam da Primeira Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20, que começa nesta quinta-feira (23), em Bangalore, na Índia. Essa é uma preparação para o encontro oficial do G20, que acontece em setembro, com os chefes de estados desses países.

Criptomoedas, endividamento dos países, transição energética e economia verde estão entre as principais pautas. 

O professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Costa Vaz, explica que o encontro marca o retorno do Brasil nas discussões multilaterais com outras nações.

No encontro desta semana, os países devem fazer uma declaração com os pontos a serem levados para a reunião de setembro. Alcides Costa Vaz destaca que é na reunião oficial do G20 que as decisões globais são tomadas.

O G20 foi criado em 1999 com o intuito de promover o fortalecimento da economia mundial.  Os países membros são responsáveis por, aproximadamente, 90% do produto nacional bruto mundial; 80% do comércio internacional; e cerca de 65% da população do planeta.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi