Indea promove palestra sobre gripe aviária em Lucas do Rio Verde

Agro Economia Noticias

Apresentação é uma ação preventiva adotada pelo Governo do Estado para evitar que Mato Grosso registre casos da doença letal a aves

Fonte: Assessoria/Indea

Foto: Assessoria
Mato Grosso está entre os dez estados brasileiros que mais exportam carne de frango. – Foto por: Assessoria Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) promove nesta quarta-feira (08.03) uma palestra preventiva sobre gripe aviária, com foco na educação sanitária, em Lucas do Rio Verde. A apresentação vai expor a situação da influenza aviária e os aspectos clínicos da doença. O evento começa às 18h, no auditório da prefeitura do município.
A palestra voltada principalmente para criadores de aves, empresários da avicultura, técnicos do segmento e população em geral, é uma ação preventiva adotada pelo Governo do Estado para evitar que Mato Grosso registre foco da doença letal a aves.
Foram convidados a participar da apresentação representantes do frigorífico BRF, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), associados do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, empresários granjeiros e criadores de aves.
Mato Grosso está entre os 10 estados brasileiros que mais exportam carne de frango. A atividade avícola no Estado conta com 350 granjas em 28 cidades, e um total de 58 milhões de aves.
O que fazer em caso de suspeita de gripe aviária?
Todas as suspeitas de Influenza aviária devem ser notificadas imediatamente, presencialmente ou por telefone ao Indea. Na página da autarquia é possível encontrar o endereço e telefone de todas as unidades instaladas no Estado. Outra opção é fazer a notificação pela internet na plataforma e-Sisbravet.
Sintomas
A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante torcicolo; dificuldade respiratória e diarreia.

**Com supervisão de Luciana Cury