Pesquisa online feita pela Secretaria de Cultura busca mapear capoeira em MT

Esportes

Esporte

Fonte: Assessoria/Secel-MT

Foto: Divulgação

Um mapeamento está sendo feito para identificar mestres, grupos e praticantes da capoeira em Mato Grosso. A pesquisa é online e a proposta é utilizar as informações para subsidiar políticas públicas de fomento, preservação e valorização dessa prática cultural e esportiva no Estado. O formulário está disponível para preenchimento na plataforma de pesquisas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto é realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), Federação Mato-Grossense de Capoeira e Fórum de Capoeira de Mato Grosso, com o apoio da Secel.

“A participação e o engajamento dos mestres, grupos, estudantes e praticantes da capoeira é fundamental para que possamos concluir o mapeamento. Precisamos dessas informações para que órgãos públicos e entidades envolvidas na salvaguarda da capoeira possam criar ações e projetos fortalecimento da capoeira em Mato Grosso”, ressalta o secretário da Secel, Jefferson Neves.

A capoeira é reconhecida pelo Iphan como patrimônio cultural e imaterial brasileiro desde 2008, e a pesquisa busca mapear quais grupos existem e em quais municípios eles atuam. Assim, o mapeamento poderá reunir essas pessoas, órgãos públicos e instituições para promover discussões e, depois, subsidiar a criação do Plano Estadual da Salvaguarda da Capoeira.  

Outro objetivo é garantir o repasse dos saberes às gerações. “A ideia é identificar quem são e onde estão os detentores dos conhecimentos tradicionais, bem como os responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural”, complementa o antropólogo do Iphan, Francimário Santos.

O mapeamento é dividido por categorias: espaços e grupos, mestres, praticantes e pesquisadores. 

Quem tiver dúvidas sobre o preenchimento ou quiser saber mais sobre a pesquisa, pode entrar em contato pelo francimario.santos@iphan.gov.br ou telefone (65) 3322.9904.