Operação Amazônia coloca em campo 196 servidores para combater crimes ambientais

Noticias Policia

Fonte: Assessoria/Sema-MT

Foto: Secom

As ações de combate aos crimes ambientais em Mato Grosso serão intensificadas a partir desta terça-feira (07), com o lançamento da Operação Amazônia. Ao todo, 196 servidores irão a campo atuar, prioritariamente, nos 15 municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso. O evento acontecerá às 7h30, na Praça das Bandeiras, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Estão à frente da operação as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Segurança Pública, que buscam o esforço conjunto entre os órgãos e instituições parceiras na prevenção e combate ao desmatamento ilegal.

De modo estratégico, serão fiscalizados os alertas de desmatamento identificados por imagens de satélite de alta resolução. Com isso, o Estado age rápido e impede a continuidade do desmatamento ainda no início.

As ações integradas reúnem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador. Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.