Fazenda finaliza proposta para correção da tabela do Imposto de Renda

Economia Politica

Economia

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda finalizou a proposta para correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião do Diretório Nacional do PT.

A reunião do ministro da Fazenda com os dirigentes do Partido dos Trabalhadores, não foi aberta para imprensa e, até o momento, nenhum detalhamento sobre os valores foi antecipado. A expectativa é que a nova tabela do Imposto de Renda amplie a faixa de isenção, que atualmente está em R$ 1.903.

De acordo com a assessoria do PT, Haddad informou aos dirigentes partidários que concluiu também o programa Desenrola, voltado à renegociação de pequenas dívidas. Segundo Haddad, as duas medidas já foram encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aguardam decisão final.

A última atualização da tabela do Imposto de Renda foi feita em 2015. A falta da atualização tem feito com que cada vez mais brasileiros, especialmente os de menor renda, passem a pagar esse tributo.

Com o salário mínimo a R$ 1.302, pela primeira vez pessoas que ganham até um salário mínimo e meio serão taxadas. O valor atual do mínimo foi definido na proposta orçamentária do governo anterior.

Durante a campanha eleitoral, Lula chegou a prometer ampliar, ao longo de seu governo, para 5 mil reais a faixa de isenção. Em reunião com as centrais sindicais, em janeiro, Lula reiterou a ideia, destacando que, no Brasil, quem ganha muito paga pouco. 

Com informações da Agência Brasil.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi