Energia elétrica pode ter reajuste em Mato Grosso a partir de abril

Economia Noticias

Economia

Fonte: Assessoria

Foto: AgenciaBrasil

A energia elétrica em Mato Grosso pode ficar até 9,36% mais cara ao consumidor a partir do dia oito de abril.

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, promoveu uma audiência pública para debater a Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso, no auditório da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, na semana passada, em Cuiabá.

Na ocasião, foram propostos os reajustes das tarifas aos consumidores nos seguintes índices: 9,71% aos consumidores de baixa tensão e 8,54% aos consumidores de alta tensão, dando a média de 9,36% de reajuste. 

Por outro lado, o diretor do Sindenergia, Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso, Carlos Alberto Rocha, requereu que o reajuste fique em torno de 4% a 5%.

Rocha, que também é representante da indústria no conselho dos consumidores, destacou que entender que sair de 10% para 4% é uma batalha difícil, mas se ficar em torno de 5% será uma grande vitória para o setor produtivo.

O diretor do Sindenergia alertou ainda que o custo de energia também poderá trazer prejuízos na geração de empregos, na tomada de decisão de novos investimentos em Mato Grosso, levando investidores a buscarem outros estados com custo menor em energia elétrica. 

Já o presidente da Ager, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso, Luis Alberto Nespolo, destacou que os reajustes anuais estão previstos em contrato, bem como ocorre com aluguéis e reajustes salariais.