Venda de bacon ganha novas regras, confira

Agro Food Politica

Fonte: EBC/Brasília

Foto: Divulgação

Estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária devem começar a se adequar a partir desta quarta-feira (1) ao novo regulamento técnico de identidade e qualidade do bacon oferecido ao consumidor. 

O regulamento, aprovado no último mês pelo Ministério, estabelece que os comerciantes só devem identificar como bacon quando o produto tiver sido extraído da porção abdominal do suíno, conhecida como “barriga de porco”. 

Antes da decisão do MAPA, fabricantes vendiam produtos obtidos de cortes do lombo, pernil ou paleta suína como se fossem bacon, que podiam causar dúvidas e confundir o consumidor.

Com a nova norma, apenas produtos feitos com a porção abdominal dos suínos poderão ser identificados como bacon nas embalagens. Nos outros cortes será necessário especificar nas embalagens que parte do porco foi utilizada: “bacon de pernil” por exemplo.

Na decisão, o Ministério da Agricultura também aumentou a lista de ingredientes adicionais permitidos no bacon e estabeleceu a temperatura ideal para o produto ser mantido fora de refrigeradores nos locais de venda.

Os estabelecimentos têm o prazo de um ano para fazer as devidas mudanças nos produtos apesar da regra já estar valendo.

*Com supervisão de Roberto Piza.