Governo de MT implanta novo modelo de documento de identidade nesta segunda-feira (6)

Noticias Policia

Fonte: Assessoria/Politec-MT

O Governo de Mato Grosso implanta nesta segunda-feira (06.03) o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que estará disponível para a população de todo Estado.

O governador Mauro Mendes estará presente e fará a solicitação da nova CIN, a partir das 8h, na unidade do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em Cuiabá. Na ocasião, o governador atenderá a imprensa.

Novo modelo

O novo modelo de carteira de identidade nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, e a se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada. O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

Como solicitar

Os atendimentos nas unidades do Ganha Tempo devem ser realizados mediante agendamento através do site da unidade.

O processo de emissão da nova identidade segue o mesmo procedimento do modelo anterior, que será por meio das unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec.

Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF, e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.