Animais não poderão mais ser usados em testes de cosméticos e higiene

Economia Noticias Saúde

Fonte: EBC/Brasília

Foto: Divulgação

Animais vertebrados não poderão mais ser usados em pesquisas de desenvolvimento e controle de qualidade de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, que já possuem componentes com segurança e eficácia comprovadas. 

A proibição está em uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1) pelo Concea – Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para fórmulas que sejam novas e não tenham comprovação de segurança ou eficácia, a norma obriga o uso de métodos alternativos reconhecidos, como explica Kátia de Angelis, coordenadora do Concea.

Kátia de Angelis destaca ainda que esta resolução é um avanço que deixa o Brasil alinhado com a legislação internacional sobre o tema.

A decisão do Concea foi comemorada por Carolina Mourão, presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal. O impacto positivo da proibição de uso de animais em pesquisas é destaque para a representante da sociedade protetora de animais.

A resolução, que já está valendo, foi aprovada em dezembro do ano passado em reunião do Concea e assinada nessa terça-feira pela ministra da Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.  

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves