Prazo de inscrições da primeira edição do Sisu 2023 termina nesta sexta-feira (24)

Educação Noticias

Educação/Sisu

Fonte: Fonte: Brasil 61

Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (24) o prazo de inscrição da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estudante que está interessado em conquistar uma vaga nas instituições públicas de ensino superior, deve entrar no Portal Único de Acesso para realizar a inscrição. O resultado do processo seletivo será divulgado no próximo dia 28.

Para participar, o candidato deve ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. O Sisu usa as notas do Enem 2022 para selecionar alunos que estudarão em instituições de ensino públicas. Segundo o Ministério da Educação, na edição de 2023, o programa está ofertando mais de 226 mil vagas disponibilizadas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.

Ao se inscrever, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso, e pode mudar de ideia quantas vezes quiser durante o período de inscrição. Vale ressaltar, entretanto, que apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Para os estudantes que não forem contemplados na chamada regular do Sisu, o prazo para manifestarem o interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março. Ao manifestar interesse pela lista de espera, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente para concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Matrículas

O período de matrículas da primeira chamada do Sisu – relativo ao primeiro semestre de 2023 – vai ser de 2 a 8 de março. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas, observando os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de educação superior oferecem vagas, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos), que são disputadas pelos candidatos inscritos.