Campanha em redes e aeroportos combate trabalho infantil no carnaval

Noticias Politica

Infancia

Fonte: Rádio nacional – Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A alegria de Carnaval, em meio a fantasias, confetes e serpentinas pode esconder uma triste realidade: o trabalho de crianças e adolescentes. Para dar visibilidade ao problema, uma campanha do Ministério Público do Trabalho alerta para os riscos do trabalho infantil no Carnaval.

Veiculada nas redes sociais, rádios e em alguns telões de aeroportos administrados pela Infraero, a campanha “Infância plena, nota 10! O mundo é mais colorido sem trabalho infantil”, traz orientações e alertas sobre os prejuízos causados.

A coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho, Ana Maria Villa Real, enfatiza a importância de dar visibilidade ao tema.

De acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o Brasil precisa acabar com o trabalho infantil, em todas as suas formas, até 2025.

Dados do Ministério Público do Trabalho mostram um aumento de 65,5% no número de denúncias de trabalho infantil de 2020 a 2022. Só em janeiro deste ano, já foram registradas 271 denúncias. Ana Maria Villa Real ressalta a importância da sociedade realizar denúncias sobre exploração infantil em todas as suas formas.

Em uma cidade desigual como o Rio de Janeiro e acostumada a viver com cenas de miséria a cada esquina, a linha entre a necessidade e a exploração é pequena. E muitas vezes, é ignorada. 

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também quer mudar essa realidade. Equipes da Secretaria estão atuando no Sambódromo para identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi