Queda no preço de fertilizantes pode reduzir custo dos alimentos

Agro Economia Politica

Fonte: EBC

Foto: Divulgação

O setor adubos está comemorando a redução de 70% do valor do insumo. A informação foi dada durante reunião da Anda, Associação Nacional de Difusão de Adubos com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Segundo Fávaro, o maior beneficiado será o consumidor, que poderá ter alimentos mais baratos nas gôndolas de supermercados.

O ministro explicou que, no ano passado, houve flutuação no preço do insumo por causa da guerra da Rússia na Ucrânia. Os dois países são alguns dos maiores produtores de fertilizantes do mundo e o conflito provocou alta no preço.

De acordo com a Anda, os fertilizantes reduziram, em média, 70% para os nitrogenados e 60% para os de fósforo e cloreto, quando comparado com o pico de preços no ano passado.

Em reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ficou definido que o Mapa assumirá a secretaria do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, responsável pela coordenação e acompanhamento do Plano Nacional de Fertilizantes.