Polícia Civil cumpre 40 mandados contra associação criminosa; delegado é baleado em operação

Policia

Fonte: Assessoria/Polícia Civil-MT

Foto: Secom

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta manhã de quinta-feira (02.03), na região oeste do Estado, a Operação Rota Cercada, para cumprimento de 40 mandados judiciais de prisão e de buscas contra integrantes de uma associação criminosa envolvida em diversos crimes.
As 12 ordens de prisão temporária e 28 de busca e apreensão são cumpridas em quatro cidades: Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira, e em Barra do Bugres.

A operação apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio e outros delitos relacionados.

De acordo com o delegado Marcelo Menezes, entre os alvos da operação Rota Cercada está um vereador de Rio Branco e presidente da Câmara Municipal, investigado por integrar a associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região. Conforme a investigação da Delegacia da Polícia Civil de Rio Branco, o parlamentar atuava no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso.

A Câmara de Vereadores de Rio Branco também é alvo de mandado de busca e apreensão. 
As prisões terão o prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas no decorrer da investigação. 

Cumprimento de prisão

Durante o cumprimento do mandado de prisão, o vereador Jeozafá Moraes de Castro reagiu à abordagem, realizando disparos contra as equipes policiais e alvejando, inclusive, o delegado de Rio Branco, Marcelo Menezes. Em resposta à agressão, o vereador também foi atingido e não resistiu, indo a óbito.

O delegado da Polícia Civil foi socorrido a uma unidade hospitalar da região para os primeiros socorros. Ele está consciente e não corre risco de morte.

A Diretoria do Interior da Polícia Civil e a Delegacia Regional de Cáceres estão acompanhando a situação e prestando os suportes administrativos e operacionais necessários, tanto à sequência da Operação Rota Cercada para o total cumprimento dos mandados judiciais quanto no atendimento ao delegado que foi ferido na operação policial.

Crimes 
Dois homicídios recentes ocorridos em Rio Branco são atribuídos ao grupo criminoso. No dia 08 de fevereiro, o corpo de Fernando de Jesus Abreu, de 30 anos, foi encontrado em uma rua da cidade, alvejado por disparos de arma de fogo no rosto. Populares relataram que dois suspeitos, em uma motocicleta, efetuaram os disparos na vítima e fugiram.

No dia 15 de fevereiro, o corpo de Adriano Paulo de Souza, de 40 anos, foi encontrado em uma obra, atingido por disparos de arma de fogo. Uma motocicleta foi encontrada nas proximidades e os atiradores teriam fugido a pé, depois do veículo apresentar problemas mecânicos. 
Participam da operação as Delegacias de Rio Branco, Porto Esperidião, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Regional de Cáceres, 1ª Delegacia de Cáceres, Defron, Delegacia da Mulher, DEA, e as unidades da Delegacia da Regional de Pontes e Lacerda (Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Campos de Júlio) e delegacia de polícia de Barra do Bugres.

No apoio operacional atuam a Gerência de Operações Especiais (GOE), o Centro Integrado de Operações Aéreas e o Canil Integrado de Fronteira.