Governador nomeia seu advogado como novo desembargador

governo Politica

O governador Mauro Mendes (União) nomeou o seu advogado pessoal Hélio Nishiyama como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lista tríplice foi definida e encaminhada nesta segunda-feira (19) para o chefe do Executivo, que tinha o prazo de 20 dias para decidir sua escolha. 

Hélio Nishiyama foi o mais votado na lista tríplice do Tribunal de Justiça, com 28 votos. A relação foi encaminhada ainda na manhã desta segunda-feira (19) ao governador, que decidiu sua preferência em poucas horas. A nomeação do desembargador foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. 

“Por sua trajetória profissional, ele conseguiu figurar em primeiro lugar, tanto na lista da OAB, como na do Tribunal de Justiça. E por esses motivos, ele foi nomeado o novo desembargador do Tribunal de Justiça”, afirmou o governador.

O advogado disputava a indicação de Mendes com Abel Sguarezi (19 votos) e Flaviano Kleber Taques Figueiredo (20 votos). 

Também foram promovidos à segunda instância do Judiciário mato-grossense por merecimento os juízes Rodrigo Curvo, Luiz Otávio Sabóia, Lídio Modesto e José Luiz Leite Lindote. Já por antiguidade Jorge Luiz Tadeu e Vandymara Galvão Ramos foram escolhidos.

A posse dos novos desembargadores escolhidos hoje deve ocorrer na quarta-feira (21), assim como do promotor de Justiça Marcos Regenold, que foi nomeado pelo governador em dezembro na lista tríplice do Ministério Público Estadual (MPE) pelo Quinto Constitucional. 

Quem é Hélio Nishiyama? 

Hélio Nishiyama é especialista em Direito Penal e Processo Penal – Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Didática do Ensino Superior – Universidade de Cuiabá (2015). Professor de Direito Penal e Processo Penal na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu. Aluno especial no Programa de Mestrado Profissional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso. Membro da Comissão de Concurso Público para provimento do cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado de Mato Grosso.