Lewandowski indica advogado cuiabano para braço direito no Ministério da Justiça

judiciario

Advogado cuiabano, Jean Keiji Uema, foi escolhido para ser o braço direito de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Novo ministro assumirá o cargo nesta quinta-feira (1º) e deve oficializar Uema como secretário Nacional de Justiça. Cadeira era ocupada pelo advogado Augusto de Arruda Botelho. 

Atualmente, Uema é chefe da assessoria especial da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula (PT), mas com a indicação deixará o cargo. Jean é servidor concursado do Supremo Tribunal Federal (STF) e exerceu a função de Analista Judiciário. 

Graduado em Direito em 1995 pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Uema é mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Uema é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a juventude e chegou a trabalhar como chefe de gabinete do ex-chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff (PT). 

O indicado de Lewandowski morou no bairro Dom Aquino em Cuiabá e é filho do ex-promotor de Justiça, Odilon Uema. 

Confira o currículo de Uema

Analista judiciário do Supremo Tribunal Federal. Exerceu o cargo de assessor parlamentar no Senado Federal. Entre outras funções, foi Consultor Jurídico do Ministério da Saúde e Secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República. Foi professor de direito constitucional do CEUB/DF e da UNIP/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Sanitário, principalmente nos seguintes temas: Teoria da Constituição, Interpretação Constitucional, Direito Parlamentar, Direito Sanitário e Instituições do Estado.