Mães e funcionário reclamam de escolas sem ar-condicionado em Cuiabá

Educação

Mães e funcionários de duas escolas municipais de Cuiabá têm reclamado para a Secretaria Municipal de Educação (SME) e nas redes sociais sobre a falta de ar condicionado nas salas de aulas. Situação tem piorado com as altas temperaturas que registradas na Capital, que passa dos 40ºC.

Maria Rosa da Silva, 45, já acionou a ouvidoria municipal e deixou sua queixa em rede social pela condição vivida na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Orlando Nigro, no bairro Pedregal. De acordo com ela, a situação é antiga e nunca recebeu a atenção necessária, mesmo com o calor da cidade.

“Já conversei com a coordenadora, ela já está ciente, disse para mim que já foi feito o pedido para a Secretaria Municipal de Educação, mas estamos aguardando a resposta”, disse.

A mãe contou que, na semana passada, o nariz de seu filho sangrou duas vezes, além de sofrer com dores de cabeça por conta da falta de climatização nas salas de aula e ambiente muito quente.

Com um filho na mesma instituição, Gabriela Tuanny, 31, relatou ao , que nesta semana, o filho não foi para a escola dois dias, por conta do calor e a falta de climatização nas salas de aula.

“Eu não consegui mandar ele para a escola, porque o nariz dele sangra quando está muito calor, em outros dias que ele foi, tive que ir buscá-lo, pois o nariz estava sangrando. Aí tá assim, faltou aula dois dias porque lá é muito quente, parece que tem só dois ventiladores (sic)”, contou.

Em outra escola, funcionários e alunos têm sofrido com a mesma situação. Um trabalhador da EMEB Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, que preferiu não se identificar, contou que há 3 anos trabalha na escola e nenhuma sala tem ar condicionado.

“A escola não possui climatização. É comum alunos e funcionários passarem mal por conta das altas temperaturas”, relatou.


Segundo o denunciante, a SME já chegou a questionar a escola sobre a manutenção do ares-condicionados, mas nenhuma sala tem climatização.

“Aparentemente, nem mesmo a Secretaria de Educação sabe que não temos ares-condicionados. Pois perguntaram se não estamos fazendo manutenção nos aparelhos”, finalizou.

Denunciante afirmou já ter aberto chamados para a situação ser resolvida, no entanto, não houve respostas.

Outro lado

Reportagem do  questionou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que se posicionou por meio de uma nota. 

Em relação à climatização das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Dr. Orlando Nigro e Nossa Senhora Aparecida, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá informa que:

1. A equipe da Coordenadoria de Infraestrutura já fez uma avaliação das instalações elétricas da EMEB Dr. Orlando Nigro e concluiu que o sistema atual não tem capacidade para comportar acréscimo de carga de ar condicionado.

2. A Coordenadoria Técnica de Infraestrutura está elaborando o projeto de um novo posto de transformação que será submetido à aprovação da concessionária de energia. Esse processo deve seguir as normativas da concessionária e os prazos estabelecidos pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

3. A unidade educacional possui 23 salas de aulas. Desse total nove (9) salas de aulas não tem aparelhos de ar condicionado, mas são atendidas com ventiladores.

4. Em relação à EMEB Nossa Senhora Aparecida o posto de transformação já foi instalado e está programada a interligação do sistema elétrico interno.

5. É importante destacar que a Secretaria Municipal de Educação implementa na rede pública o Programa Climatizar é Humanizar. Por meio desse programa, das 170 unidades educacionais que integram a rede, 164 estão climatizadas. Entre as 164 unidades climatizadas, cinco (5) unidades são parcialmente climatizadas e o foco é concluir todas até o final da gestão.