Após cancelamento, juiz manda 123 Milhas acomodar cuiabanos em voo para Orlando

Judiciário Justiça

Juiz da 3ª Vara Cível de Cuiabá, Luiz Octávio Saboia Ribeiro deferiu uma liminar requerida por uma família que mora na Capital, obrigando a 123 Milhas a acomodar os clientes em voo não cancelado para Orlando no próximo mês de outubro, sob pena de multa diária de R$ 500, sendo que o valor pode chegar ao máximo de R$ 60 mil. A empresa apenas comunicou que a viagem, que já estava paga, seria cancelada e daria vouchers aos clientes. No entanto, o valor do voucher não corresponde ao valor atual das passagens.

S.C.B.L.B.H., N.B.H.J e L. B. B. H. entraram com uma ação de obrigação de fazer com pedido liminar contra a 123 Viagens e Turismo Ltda, para cumprimento forçado de oferta promocional e indenização por danos materiais e morais.

Relataram que em agosto de 2022 adquiriram passagens aéreas na modalidade PROMO, para o trecho São Paulo – Orlando (EUA) com saída prevista para 6 de outubro e retorno dia 21 de outubro de 2023, pagando o valor de R$ 3.597,00.

Os clientes disseram que receberam e-mail de confirmação da compra e que então reservaram hotel para este período, gastando com isso o valor de R$ 6.435,12.

Eles explicaram que as passagens adquiridas na modalidade “PROMO 123” tem como característica a possibilidade de alteração, pela empresa, do dia do voo de ida e de volta, na base de 1 dia, ou seja, a data de ida pode ser um dia antes ou depois, assim como a data de volta.

No entanto, no dia 18 de agosto de 2023 receberam um comunicado da 123 Milhas informando que não cumpririam o contrato, suspendendo as emissões de passagens com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023.

Além disso informaram que devolveriam o valor pago em forma vouchers, devidamente corrigido. Porém, os clientes afirmaram que o valor do voucher, mesmo corrigido, é insuficiente para emitir novas passagens para o mesmo período, sendo que o valor agora é de R$ 16.656,00 e a empresa se propõe a devolver R$ 5.395,50.

Pediram então, liminarmente, que a 123 Milhas seja obrigada a emitir as passagens aéreas adquiridas para o trecho São Paulo – Orlando (EUA), podendo as passagens serem emitidas nas datas descritas no contrato, ou seja ida nos dias 5, 6 ou 7 de outubro e volta nos dias 20, 21 ou 22 do mesmo mês.

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu o perigo de dano aos autores da ação, já que ficaram demonstrados os prejuízos que sofrerão com o descumprimento do acordo, pois as passagens foram adquiridas há muito tempo, sendo o valor atual bem superior, e já pagaram a reserva em hotel.

Ele também considerou que o deferimento da liminar não causa prejuízo à empresa, já que, caso os clientes acabem perdendo a ação no final, a 123 Milhas pode requerer o pagamento. O juiz então determinou que a empresa disponibilize as passagens para as datas estabelecidas no contrato.

“Defiro a medida de urgência pleiteada para determinar a requerida que mantenha a viagem […]. Deverá a requerida acomodar os requerentes em voo não cancelado, independentemente de pagamento da taxa adicional, com emissão, em 72 horas, de bilhetes e o que for necessário para tanto, sob pena de multa diária de R$ 500,00 na hipótese de descumprimento injustificado da medida, […]. Fixo o patamar da penalidade em R$ 60.000,00”.

O magistrado designou audiência de conciliação para o dia 24 de outubro de 2023, às 11h30.

Pesadelo para clientes

Este é o segundo caso noticiado pelo , de clientes lesados pela 123 Milhas. Uma outra família cuiabana que sonhava viajar para o Rio de Janeiro (RJ) se viu em um verdadeiro pesadelo na semana passada, após a empresa anunciar o cancelamento de pacotes e emissão dos bilhetes da linha promocional.

A estudante Taiza Carolina Santos da Silva, 28, disse ter adquirido 20 passagens promocionais para a cidade carioca em novembro do ano passado. Além dela, a mãe, pai, irmão e outros familiares aguardavam ansiosamente pelo passeio que estava previsto para acontecer de 10 a 20 de novembro deste ano. O grupo pagou entre R$ 320 e R$ 480 por passagem.

Taiza disse que sua família pretende adotar medidas judiciais pelo ocorrido.

Nota da empresa

A 123milhas sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes. Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis).

Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.

Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.   Para mais informações, os clientes podem acessar o site.