Produtores do “Vai Quem Qué”, bloco carnavalesco de Chapada dos Guimarães (43 km de Cuiabá), decidiram fazer referência aos deslizamentos do Portão do Inferno na letra do samba-enredo do grupo em 2024.
O bloco desfila na rua da Cidade Serrana neste sábado (20) e faz um apelo para que os foliões não deixem de frequentar as festividades no município. No enredo, a música cita que “as pedras não vão rolar, sob a benção de Sant’na”, santa padroeira de Chapada.
Em entrevista ao , um dos organizadores do bloco, Luis Henrique, afirma que a situação não poderia ficar de fora do tema do carnaval e aguarda a participação do público com bastante otimismo. “Todo carnaval traz um tema. A gente sentou e pensamos que não podíamos deixar de falar da situação da estrada, citando a proteção de Sant’na de que nada vai acontecer. Estamos uma expectativa muito grande”, expressou.
Além do “Bloco Vai Quem Qué”, outras agremiações também deve desfilar na tarde deste sábado. Nesta sexta-feira (19), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que o trânsito na região do Portão do Inferno, na MT-251, ficaria liberado em meia pista no esquema pare e siga, para veículos leves, até segunda-feira (22).
Um relatório técnico apontou pelo menos 10 pontos críticos nas encostas da margem da rodovia. Com isso, o Estado proibiu a passagem de veículos pesados entre a Salgadeira e o trevo que dá acesso ao Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães.
Os deslizamentos na região se intensificaram em dezembro do ano passado, fazendo com que o Governo de Mato Grosso decretasse emergência entre os km 42 e 48 da rodovia. A medida deve valer até que os riscos seja amenizados com a instalação de uma cortina de contenção.
Confira a letra do bloco Vai Quem Qué:
Vou subir para Chapada
É fevereiro, é Carnaval
Vou no Bloco Vai Quem Qué,
O bloco fica em pé,
O bloco fica em pé.
Têm umas pedras no caminho,
As pedras não vão rolar…
Sob a bênção de Sant’ana…
Traga alegria, vem contagiar!