Cuiabá terá nova onda de calor, que pode ser a mais forte do ano

Clima Tempo

Uma nova onda de calor vai atingir Mato Grosso, incluindo Cuiabá, nos próximos dias, com chances de ser mais forte que as anteriores de 2023. A previsão é do site especializado Climatempo. 

As temperaturas devem ficar 5°C acima da média e a duração deve ser maior, permanecendo por mais de cinco dias.

As temperaturas devem aumentar e ultrapassar os 40°C a partir deste fim de semana na Baixada Cuiabana e deve elevar ainda mais a partir da segunda-feira (13) em todo o Estado, podendo ultrapassar os 42°C na Capital.

“Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Cuiabá (…). É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, explicou o meteorologista do Climatempo Vinicius Lucyrio.

O mês de novembro já havia começado mais seco e quente em boa parte de Mato Grosso.

Além disso, queimadas atingem o Parque Nacional do Pantanal, região de Poconé (100 km de Cuiabá), e a umidade do ar têm apresentado índices em torno dos 20%, condições típicas de meses como agosto e setembro e não novembro.

“Estamos diante de uma onda de calor histórica em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, pontuou Vinicius.

Outros estados do Centro Oeste, além de Tocantins, Bahia, Piauí e regiões de São Paulo e Minas Gerais, também devem sofrer com a nova onda de calor. A onda pode se estender até o feriado de 15 de novembro, quarta-feira.