A deputada estadual Janaina Riva, que integra a direção do MDB em Mato Grosso, afirmou que a tendência é o partido não apoiar o nome escolhido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para disputar a sucessão do Palácio Alencastro.
Emanuel tem como pré-candidato p atual vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa (PV). Janaina, apesar de integrar a mesma sigla, rechaça apoiar um nome ligado ao gestor.
“O prefeito está desgastado. Nós mesmos, do MDB, não gostaríamos de apoiar um candidato do prefeito”, disse ela em conversa com a imprensa.
De acordo com a deputada, pesquisas eleitorais às quais teve acesso mostram que, o apoio do prefeito seria “um tiro no pé” de qualquer candidato.
É que Emanuel enfrenta um desgaste político e administrativo grande por conta das inúmeras operações policiais a qual sua gestão foi alvo. Ainda pesa contra ele, a intervenção na Saúde determinada pela Justiça de Mato Grosso por conta do caos no setor.
“Pesquisas que a gente tem mostram que a gestão é muito desgastada, que hoje o apoio do prefeito pode atrapalhar um candidato”, afirmou.
Diretório de Cuiabá
A definição sobre quem o MDB irá apoiar na eleição municipal do ano que vem, no entanto, será de responsabilidade do diretório de Cuiabá – que passará por eleição nas próximas semanas. Janaina disse que seu grupo deverá participar das discussões.
“O partido está dividido, rachado. Nós definimos o diretório Estado e não definimos Cuiabá. O debate será logo após as eleições da AMM (Associação Mato-Grossense dos Municípios)”, disse ela.
“Em Cuiabá, acredito que possa ter uma disputa no diretório. E é lógico, que o diretório tem autonomia para definir quem vai apoiar, mas nós iremos participar dessa discussão também”, emendou.
A tendência, segundo ela, é que o diretório estadual, como o presidente da sigla, ex-deputado Carlos Bezerra, deputado federal Juarez Costa, e ela, apoiem em Cuiabá a candidatura a prefeito do deputado estadual Eduardo Botelho (União).