Moradores de uma ocupação no Contorno Leste de Cuiabá, no Bairro Osmar Cabral, realizaram um protesto nesta quinta-feira (14). Durante o ato, policiais fizeram disparos com balas de borracha contra os manifestantes, que haviam trancado uma das ruas usando pneus e estacas de madeira em chamas.
Os disparos atingiram alguns manifestantes, mas não há informações sobre a quantidade de feridos.
Segundo apurado pela reportagem, a ação, organizada por um grupo chamado Ocupação Lula Brasil, foi motivada após a tentativa de desinstalação de poços artesianos que abastecem mais de 5 mil residentes no local.
Em nota a Policia Militar afirmou ter sido acionada para dar apoio ao cumprimento de uma decisão judicial para fachamento dos poços. Mas que, após resistência, foi necessário o uso da força.
Até a publicação desta reportagem, três manifestantes haviam sido encaminhados à Delegacia.
Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver barreiras criadas pelos moradores em prostesto contra a medida judicial.
Em outro, um dos manifestantes diz: “Juntos somos mais fortes”
Devido à queima de pneus, uma grande quantidade de fumaça se espalhou.
Confira a nota da Policia Militar
A Polícia Militar de Mato Grosso informa que foi acionada para dar apoio ao cumprimento de uma decisão judicial, que determinou o fechamento de poços artesianos na região do Contorno Leste, em Cuiabá, nesta quinta-feira.
Houve protesto, com enfrentamento aos policiais e interdição da via nos dois sentidos, com barreiras e queima de pneus e outros objetos. Por conta do enfrentamento, os policiais tiveram que agir com uso de força moderada e conduzir três pessoas à delegacia.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e conteve o fogo nas barreiras e liberou a via. A PMMT permanece no local monitorando a situação.