O Resultado das eleições presidencial de 2022, na qual houve a disputa em segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a disputa à reeleição do atual mandatário, Jair Messias Bolsonaro (PL), em que o candidato Lula foi eleito com 50,83% de votos, de acordo com o TSE, levantou algumas questões e especulações, gerando até desconfianças e inconformismo em boa parte da população.
E o Podcast AN conversou, na última terça-feira (08), com o advogado Amaury Martins Fontes, sobre esse resultado, resultado esse que está dando o que falar.
Amaury que já atua como advogado há 40 anos, desses, boa parte na região Norte Araguaia,é bastante crítico e tem sua opinião formada sobre esse assunto que vem ganhando cada vez mais repercussão. O advogado aliás enfatizou a preocupação em falar de política nos dias de hoje, devido à essa polarização extrema. Ele usou até a metáfora “pisar em ovos”, pois precisa ter cautela para falar sobre o assunto, ressaltou.
O advogado foi um tanto quanto taxativo sobre a questão da proibição por parte do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, a alguns veículos de comunicação e páginas nas redes sociais, de emitirem opiniões contrárias ao candidato da esquerda, o que, para muitas pessoas, configura censura.
Para Amaury esse é o resultado de uma ação passiva por parte dessas pessoas e empresas que sofreram essa retaliação. E ainda foi categórico em dizer que Alexandre de Moraes ocupa esse cargo devido a um possível viés ideológico, o que fez com que ele fosse indicado por partidos e parlamentares, que hoje fazem parte da esquerda.
Declarado de direita, o advogado Amaury Martins Fontes, diz se sentir preocupado com a volta de um governo petista, o que para ele, além de preocupante é algo bastante crítico.
Além desses, outros assuntos referentes aos resultados das eleições, também foram colocados em debate nessa conversa, que foi um tanto quanto esclarecedora.
Por outro lado, o professor e advogado, Hélio Ramos, que é o presidente da Comissão de Direitos Eleitoral da OAB Seccional Mato Grosso, acredita que o resultado das eleições foi com “tranquilidade”, como ele mesmo disse.
Hélio, que nos concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (11), de forma remota, pois estava em sua residência em Cuiabá, foi enfático em dizer que esse resultado não interfere na sua metodologia de trabalho, e que é imparcial, quanto às questões partidárias, pois defende os interesses de seus clientes.
Clientes esses que foram candidatos a deputados estaduais e federais e que são coligados a partidos de direita e de esquerda.
O advogado e professor fez questão de deixar claro que para ele o resultado dessas eleições não é motivo para alarme, pois ele acredita que foi de forma democrática e que não podemos gerar expectativas, nen boas e nen ruins, e que, sob sua tese, devemos aguardar o que vem pela frente.
Hélio Fontes ainda alertou que alguns manifestantes que são contrários a esses resultado, responderão a alguns tipos de crimes, como atentado contra o estado democrático de direito, afirmou o advogado, usando como base a constituição.
Foi uma conversa bastante técnica, em que outros assuntos interessantes também foram pautados.