Internautas dizem que Saúde de Cuiabá piorou sob intervenção

Policia Saúde

Após 10 meses de intervenção na Saúde de Cuiabá, mais de 70% dos internautas do  afirmam que o serviço prestado pelas unidades de saúde públicas da capital, piorou.


Conforme a enquete que esteve no ar do dia 23 ao dia 30 de dezembro, 76% dos leitores do  afirmaram perceberam uma piora no atendimento da saúde. Outros 12% acreditam que não mudou nada, e 11% disseram que perceberam uma melhora ao serem atendidos.

Sob intervenção desde o dia 9 de março, a Saúde de Cuiabá volta aos cuidados da Prefeitura de Cuiabá neste domingo (31). Durante esse tempo, a saúde foi administrada pelo Governo de Mato Grosso, representado pela Chefe do Gabinete de Intervenção, Danielle Carmona.


Em relatórios, a pasta afirmou que houve aumento de vacinação em Cuiabá, mais leitos foram disponibilizados e redução das filas de cirurgia.


Com o fim da intervenção, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), terá 10 dias para apresentar a nova equipe que irá gerenciar a Secretaria Municipal de Saúde.


TAC
Com o termo, ficam suspensos os efeitos da intervenção até o efetivo cumprimento das cláusulas avençadas por parte da Administração Municipal, o que será fiscalizado por uma comissão especial constituída no próprio TAC, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Na prática, Cuiabá vai gerenciar a Saúde, mas estará submetida à fiscalização do gabinete estadual.

Cuiabá deverá apresentar ao Tribunal de Contas um Plano de Trabalho com ações concretas, responsabilidades, metas e prazos para o efetivo cumprimento do TAC. Além disso, a Equipe de Apoio e Monitoramento, liderada pela até então interventora Danielle Bertucini, deverá apresentar ao TCE, até o dia 10 de janeiro de 2024, os parâmetros que serão utilizados para aferição da qualidade e da quantidade dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.