No 16º dia da guerra, Israel ordenou hoje a evacuação de mais 14 comunidades no norte do país. A decisão foi tomada em conjunto pelo Ministério da Defesa e pelas Forças de Defesa de Israel.
O que aconteceu
As Forças de Defesa notificaram as comunidades logo após a decisão. São elas: Snir, Dan, Beit Hillel, She’ar Yashuv, Hagoshrim, Liman, Matzuva, Eylon, Goren, Gornot HaGalil, Even Menachem, Sasa, Tziv’on e Ramot Naftali.
As comunidades descritas na declaração ficam perto do Líbano e da Síria. A expansão do plano de evacuação foi aprovada pelo ministro da Defesa, Yoav Gallant, segundo o comunicado do Ministério da Defesa de Israel.
Israel ataca mesquita na Cisjordânia
O Exército de Israel anunciou na madrugada de domingo (horário local) que matou agentes dos grupos extremistas Hamas e Jihad Islâmica em um ataque aéreo a uma mesquita na cidade de Jenin, na Cisjordânia.
O ataque atingiu a mesquita Al-Ansar que, segundo o Exército, era “usada por terroristas como centro de comando para planejar ataques e como base para a sua execução”.
As Forças de Defesa de Israel alegam que um atentado era planejado no local, e que integrantes dos dois grupos já tinham articulado “diversos ataques terroristas dos últimos meses” na mesquita. A nota do Exército não esclarece quais.