Feriado prolongado e o calorão que marca essa época do ano são convites para um passeio com amigos ou família pelos pontos turísticos do estado. preparou uma lista de locais com cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego para você se divertir e ainda aumentar sua lista de aventuras. Atrativos vão de Chapada até Vila Bela e são ideais para quem deseja ficar todo o fim de semana.
Confira as dicas do .
Cachoeira Salto Utiariti – Campo Novo do Parecis (396 km a noroeste de Cuiabá).
Região com diversas cachoeiras e quedas d’água, Campo Novo possui a Cachoeira Salto Utiariti, que fica a 96 km do centro da cidade. É formada pelo Rio Papagaio, que cai a 85 metros de desnível, formando as quedas. Lá, é possível admirar essa beleza natural pela parte mais alta do salto como também frente a frente, através de uma trilha íngreme que leva até o ponto mais baixo da cachoeira. Além da trilha é oferecido uma aventura de rapel, com equipe especializada.
Campo Novo também possui outras cachoeiras como a Salto Belo, Aldeia Quatro Cachoeiras, Balneário Rio Verde, entre outros.
Dolina da Água Milagrosa – em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá).
Para quem gosta de uma aventura e histórias místicas, a Dolina da Água Milagrosa possui águas cristalinas em tom azul-turquesa (ou verde-esmeralda, dependendo da época do ano e da incidência do sol), tem 50 metros de largura e mais de 180 metros de profundidade – seu fim nunca foi encontrado. Para chegar no local, é preciso percorrer uma trilha de 850 metros em meio à mata e descer uma escadaria irregular de madeira íngreme com mais de 150 degraus. Mas a beleza do lugar vale a pena. Lá, ainda é servido comida caseira.
Aquário Encantado – Nobres (164 km a médio-norte de Cuiabá)
Com mais de 6 metros de profundidade, o Aquário Encantado é formado por 3 nascentes. No local, é realizada a contemplação e o mergulho em superfície. Ele leva esse nome devido a sua coloração azul e pela presença de peixes coloridos e também pela semelhança com um aquário, já que é cristalino e fechado. Ainda é possível ver mais de 30 espécies de peixes. Além da flutuação, o local também oferece almoço.
Cachoeira Serra Azul – em Nobres (164 km a médio-norte de Cuiabá)
Com 46 metros de altura e um poço de 6 metros de profundidade, a Cachoeira Serra Azul, é perfeita para visitação e o mergulho. Próximo à cachoeira é realizado a tirolesa, com 50 metros de altura e 700 metros de descida, além do arborismo. Para chegar no local, são mais de 470 degraus de escadaria, que você nem sente, devido à brisa que a cachoeira proporciona.
Circuito Águas do Cerrado – Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá)
Localizada na fazenda buriti, o Circuito Águas do Cerrado, encanta com uma área de mata bem preservada, com águas cristalinas que formam belas cachoeiras. O percurso começa na sede da fazenda, e percorre 8 km com 8 cachoeiras passando pelo, poço do amor, cachoeira do sossego, cachoeira do coração, Cachoeira do Cambará, Cachoeira escadarias, cachoeira das orquídeas, cachoeira alma gêmea, cachoeira da pedra encantada e Cachoeira do Mistério.
Serra do Roncador – Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá)
Para quem gosta de aventura envolvendo escaladas e trilhas em mata fechada, a Serra do Roncador é perfeita para você. Com mais de 700 metros de altitude, ela está localizada na região central do Brasil. O nome, é devido aos imensos paredões que, junto ao vento, imitam um ronco interrupto. Ele também é cercado pelos rios Xingu, Kuluene, Araguaia, e o rio das Mortes.
Cachoeira do Prata – Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá)
O lugar mais famoso de Juscimeira é a cachoeira do Prata. Frequentado pelos moradores da cidade, fica a apenas a 13 km do centro, ela é aberta ao público e com entrada gratuita. Para quem gosta de uma boa aventura, no local, também é possível acampar em frente ao rio.
Reprodução/@centrooesterafting98
Cachoeira da Fumaça – Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá)
Com uma queda de 30 metros, a cachoeira da Fumaça se destaca em meio à natureza. Alguns corajosos, que gostam de muita adrenalina, encaram descer de rapel por uma queda lateral, para logo depois, embarcarem em um bote e enfrentarem as corredeiras do Rio Tenente Amaral. No rafting, são 5 km de descida no rio, com diversas corredeiras e quedas de até 3 metros. Mas para além da adrenalina, o local é ótimo para banho, com a queda d’água e com uma correnteza tranquila.
Cachoeira do Capivari – Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá)
Reprodução/ @luanaguiavilabela
Cachoeira do Capivari, fica a 60km do centro da cidade e você não precisa andar muito para chegar até ela, já que o estacionamento está a 50 metros da queda água. É permitido fazer camping e levar alimentos e bebidas, porém tome muito cuidado para não deixar resíduos no local.
Cachoeira da Gratidão – Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá).
Dentro de complexo com outras 3 cachoeiras, a Cachoeira da Gratidão é de fácil acesso, o carro pode ser estacionado próximo às escadarias, com uma caminhada de no máximo 100 metros. Além dos atrativos naturais, por ser um lugar de reserva, eles não permitem a preparação de alimentos, churrasco ou fogueiras na área. Também não é permitido levar animais de estimação.
No entanto, os visitantes podem levar lanches prontos e bebidas, desde que recolham o lixo e não o descartem na natureza.