Esposa de paciente acusa Samu de negar atendimento ao marido em Cuiabá

Saúde

Atualizada às 17h31 – Vídeo de agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudando um paciente a ser colocado na carroceira do próprio carro para ser levado para atendimento em hospital em Cuiabá tem circulado nas redes sociais e causado indignação entre os internautas. Ao , a esposa do paciente, que preferiu não se identificar, contou que o atendimento foi negado, nesta segunda-feira (28), após o médico em contato com os paramédicos dizer que, por não se tratar de uma fratura exposta ou derrame, o socorro não era necessário.

Carlos Pereira da Silva, 54, sofre com um abscesso na região do reto, o que significa que o paciente sofre com um acúmulo localizado de pus nos espaços próximos ao perianal. Quadro pode causar dor e inchaços no local.

De acordo com a esposa do paciente, o médico do Samu, em contato com paramédicos no local, determinou que seu marido não precisava da ambulância para chegar até uma unidade hospitalar, porque não tinha fraturas expostas ou derrame.

“O médico chefe, que nem estava lá, determinou que não era para eles [Samu] trazer o meu esposo aqui no hospital, sendo que ele está com um abscesso enorme, não conseguia andar, sentar”, afirmou.

Carlos Pereira da Silva realiza tratamento no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), no entanto, passou por uma crise e precisou de atendimento, pois não consegue se locomover por conta das dores.

Denunciante ressaltou que o atendimento dos agentes do Samu ocorreu respeitosamente, no entanto, o superior a ele negou o atendimento, com isso, eles apenas ajudaram Carlos a ser colocado em um colchão na caçamba do próprio carro para ser levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Outro lado

Reportagem do  procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), solicitou um posicionamento para as queixas da denunciante. Em resposta, a pasta se pronunciou por meio de nota, disponível na íntegra a seguir.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão aptas para realizar atendimentos de emergência. Nesta modalidade, os pacientes são atendidos conforme normas de primeiros socorros e devem ser imediatamente encaminhados para o Pronto Socorro mais próximo.

A família do paciente C.P.S solicitou o atendimento do Samu e, no momento em que a equipe chegou ao local da ocorrência, foi constatado que o paciente não necessitava de resgate ou atendimento no local, mas sim de locomoção até uma unidade de saúde.

Conforme o Protocolo Nacional de Atendimento do Samu, a situação apresentada não indicava para a necessidade de transporte assistido por equipe de saúde. Por essa razão, o médico regulador orientou que o paciente fosse conduzido pelos familiares até a unidade mais próxima. Ainda é importante frisar que a escolha de transportar o paciente na carroceria do carro foi feita pela própria família.