Intervenção vai apurar falta de médicos e encaminhar ao MPE

Politica Saúde

O governador Mauro Mendes (União) determinou que o Gabinete de Intervenção faça uma investigação “rigorosa” para apurar quem seria o culpado pela falta de médicos nas UPAs Verdão e Coxipó neste fim de semana.

No sábado (15), na UPA Verdão pacientes chegaram a ser dispensados sem atendimento por falta de plantonistas. A Saúde da Capital está sob o comando do Estado, por meio do Gabinete de Intervenção, há 30 dias.

Segundo Mendes, a empresa terceirizada havia fornecido uma lista com o nome dos médicos plantonistas, que não compareceram.

“A empresa liberou escala e os médicos não apareceram. Eu pedi uma rigorosa apuração. Se houver negligência da empresa, ela tem que ser penalizada. E se tiver negligência dos profissionais, eles terão que ser penalizados”, disse nesta segunda-feira (30). 

O governador ainda determinou que o resultado da investigação com os reais culpados seja encaminhado ao Ministério Público do Estado (MPE).

“Orientei a equipe de intervenção para que possa apurar preliminarmente e encaminhar ao MPE para abrir, se for o caso, uma investigação. Porque é um crime faltar com atendimento na Saúde, principalmente [por parte] dos médicos e da empresa”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de boicote por parte da empresa ou médicos, por conta da nova administração, Mendes disse que a apuração do gabinete é que dará o veredito.

“Não gostaria de afirmar isso preliminarmente. Eu disse na semana passada que já foram identificados, e está se tomando providência, com relação a esses boicotes, e nesse caso específico eu pedi uma rigorosa apuração, eles estão fazendo e vamos ter desdobramentos”, disse.

Recentemente, Mendes afirmou que houve boicote por parte de servidores quanto a atuação da equipe de intervenção. Por conta disso, uma servidora foi demitida. Ela teria mentido sobre a falta de um medicamento, que na realidade, constava em estoque.