A nossa equipe de reportagem conversou com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que esteve em Roraima para o lançamento oficial das obras do Linhão, que ligará Manaus à capital Boa Vista por meio de mais 715 km de rede, das quais, 425 km dentro do território roraimense. O evento aconteceu nesta quarta-feira (19).
Essas bras, segundo o ministro, é de extrema importância do ponto de vista econômico, pois irá gerar mais de 4 mil empregos, além de proporcionar energia limpa, segura e barata para Roraima, sob suas perspectivas.
Adolfo Sachsida confirmou que o Governo Federal investiu mais de R$ 3 bilhões nessas obras que, de acordo com ele, irá contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.
Sachsida acredita que até o setembro de 2025 as obras sejam concluídas
“Toda vez que você tem um aumento da ligação da energia, toda essa parte de telecomunicações vem junto. Então tudo isso acaba melhorando”,disse o ministro relacionando essa potencialização da energia elétrica com as telefonias e consequentemente com a Internet. O que para ele uma coisa melhora a outra.
Ele ainda garantiu que junto com essas Obras do Linhão virá também a fibra óptica, para trazer uma comunicação de qualidade para a população.
Entre outros assuntos, como a questão da mineração, que aliás Mato Grosso também busca esse tipo substância para a fabricação de combustíveis, foram trazidos na entrevista.