Um incêndio destruiu casas em uma aldeia indígena Xavante na terra indígena Pimentel Barbosa, nas proximidades do município de Ribeirão Cascalheira, a 893 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (4).
Incêndio atingiu várias casas da comunidade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e informou que o fogo se alastrou rapidamente e que, quando a equipe chegou ao local, as chamas já haviam consumido as residências e sido extinto.
Não foi informado pelo Corpo de Bombeiros quantas casas foram atingidas, mas a corporação disse que o fogo não atingiu nenhuma região de mata nem ofereceu riscos à natureza.
‘As aves conhecem a natureza’, diz cacique sobre catálogo de pássaros no idioma Xavante
O MPF (Ministério Público Federal) informou que pediu à Funai (Fundação Nacional do Índio) e à Polícia Federal que investiguem o que ocorreu e as causas do incêndio. Informações preliminares apontam que o incêndio teria sido provocado devido a um conflito interno entre os indígenas.
Entramos em contato com o cacique Jurandir Siridiwe, que confirmou que o caso aconteceu por divergências internas. Além disso, informou que 23 casas acabaram sendo destruídas pelo fogo.
Em nota, a Funai informou que acompanha a situação por meio da sua unidade descentralizada na região e que está em diálogo com os órgãos de segurança pública competentes para adoção das providências cabíveis.
“A Funai informa ainda que auxilia a equipe do Corpo Bombeiros e da Polícia Militar no local e está à disposição para colaborar com os trabalhos de proteção à comunidade”, diz a nota.