O ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para presidência nas 13 cidades que compõem a região da Baixada Cuiabana – Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.
De acordo com o instituto Percent Brasil, Lula possui 38,8% na pesquisa espontânea, quando nenhum nome de pré-candidato é citado aos entrevistados.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), soma 27,3%. A vantagem do petista é de 11,5%.
Na parte de baixo da disputa, o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PDT), é lembrado por 2,7%, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante), 1%, pela senadora Simone Tebet (MDB), 1%, além do coach Pablo Marçal (PROS) 0,5%.
Votos brancos e nulos somam 3,8%, não sabem, ou estão indecisos, atingem 20,8%, e outros 4,1% não responderam.
Já na pesquisa estimulada, quando um rol de pré-candidatos é apresentado aos entrevistados, o ex-presidente Lula amplia sua vantagem na Baixada Cuiabana, ficando com 44% das intenções de voto, contra 30,2% de Jair Bolsonaro – diferença de 13,8 pontos percentuais.
Completam a lista Ciro Gomes (6%), André Janones (2%) e Simone Tebet (1%).
O deputado federal Luciano Bivar (PSL), o cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal, alcançam cada um 0,5%.
No cenário de intenções de voto estimulados, brancos e nulos somam 3%, não sabem ou estão indecisos 11,3%, e não responderam a pesquisa 1% dos entrevistados.
Rejeição
O presidente Jair Bolsonaro lidera na Baixada Cuiabana apenas no quesito “rejeição”, quando o eleitor não votaria “de jeito nenhum” num dos pré-candidatos.
O atual presidente da República não receberia o voto de 45,3% dos entrevistados.
Segundo a Percent, o ex-presidente Lula tem 27% de rejeição, seguido por Ciro Gomes (3,5%), Simone Tebet (1%) e André Janones (0,5%). Outros 6,1%, segundo a pesquisa, não votariam em “ninguém”.
Não souberam responder somam 15,4%, e aqueles que não responderam alcançam 1,2%.
A Percent Brasil entrevistou 800 pessoas entre os dias 27 de junho e 1º de julho de 2022, com margem de erro de 3,46% para mais ou para menos, apresentando um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada sob os números MT-02404/2022 e BR-02334.